O estado do Maranhão ocupa lugar de destaque no quadro dos estados onde mais se fornece mão-de-obra para o trabalho escravo, sendo que a maioria de trabalhadores resgatados em outras unidades da federação, principalmente no estado vizinho, Pará, são maranhenses.
Nesse sentido, o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia -MA, (CDVDH), visando elucidar para os diversos meios sociais a problemática da escravidão atual no Brasil, lança o "Atlas Político-Jurídico do Trabalho Escravo Contemporâneo no Maranhão".
A obra fornece as informações que constam no acervo do CDVDH e de diferentes órgãos governamentais. Trata-se, ainda, da analise do conjunto de dados sobre os processos envolvendo a prática do Trabalho Escravo, em dezenas de fazendas no Maranhão.
Com um conteúdo distribuído em 7 (sete) capítulos, o Atlas apresenta, também, um estudo sobre as figuras dos peões "escravizados", o patrão "proprietário de terras" e o gato "o aliciador", personagens de destaque no processo de Trabalho Escravo. Faz uma avaliação das fiscalizações e de vários processos em andamentos na justiça, questionando porque a impunidade impera nos casos.Por fim, reflete sobre os planos criados pelos governos para erradicar o trabalho escravo.
Para o lançamento estará presente representantes do poder judiciário, de parlamentares federais e estaduais, membros da comissão de direitos humanos da OAB-MA, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, do Provita, (Programa Estadual de Proteção a Testemunhas) do Ministério do Trabalho e a presença do diretor da Agência Asturiana de Cooperação para o Desenvolvimento, Marcos Cienfuegos.
Serviço:
Livro: Atlas Político-Jurídico do Trabalho Escravo Contemporâneo no Maranhão
Data de lançamento: 27 de janeiro
Horário:19h
Local: Sede do CDVDH, na Rua Bom Jesus, 576, centro. Mais informações: 99 3538 2383
Reynaldo Costa 99 8144 5903 - reyterra@gmail.com
Centro de Defesa 99 3538 2383
Nenhum comentário:
Postar um comentário