" Ser governado é... Ser guardado à vista, inspecionado, espionado, dirigido, legislado, regulamentado, parqueado, endoutrinado, predicado, controlado, calculado, apreciado, censurado, comandado, por seres que não têm nem o título, nem a ciência, nem a virtude (...). Ser governado é ser, a cada operação, a cada transação, a cada movimento, notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, licenciado, autorizado, rotulado, admoestado, impedido, reformado, reenviado, corrigido. É, sob o pretexto da utilidade pública e em nome do interesse geral, ser submetido à contribuição, utilizado, resgatado, explorado, monopolizado, extorquido, pressionado, mistificado, roubado; e depois, à menor resistência, à primeira palavra de queixa, reprimido, multado, vilipendiado, vexado, acossado, maltratado, espancado, desarmado, garroteado, aprisionado, fuzilado, metralhado, julgado, condenado, deportado, sacrificado, vendido, traído e, no máximo grau, jogado, ridicularizado, ultrajado, desonrado. Eis o governo, eis a justiça, eis a sua moral!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Não é ajuda humanitária, é ocupação militar! - União Socialista Libertária





Pronunciamento da União Socialista Libertária sobre o Haiti

A União Socialista Libertária do Peru saúda os povos do mundo e aos companheiros que a nível mundial lutam incansavelmente contra o Imperialismo, o Capitalismo, a burguesia e os Estados, como cabeças da opressão a nível mundial, e alem disso manifesta sua solidariedade libertária e classista para com os setores oprimidos de ditos povos, que sofrem duplamente, os efeitos de um recente terremoto, e agora, a invasão norte-americana.

A tomada por parte do exército yanque do Aeroporto de Porto Príncipe (capital do Haiti), o toque de recolher desde as oito da noite, e as medidas limitativas ao trabalho de jornalistas estrangeiros a cujos governos se lhes adverte que não se responsabilizarão do que lhes ocorra e que inclusive poderiam ser presos; são uma mostra do caráter cada vez mais reacionário que evidencia esta ocupação militar. Além disso, esta situação extrema tem demonstrado também que os cascos azuis da Organização das Nações Unidas (ONU), são um simples destacamento avançado do exército imperialista de invasão internacional das nações oprimidas.

Como tem sido possível apreciar, a ampla cobertura jornalista que foi feita a chegada das forças navais norte-americanas carregadas, não só de suposta ajuda, se não de armamento de todo tipo, não agradou muito ao governo de Barak Obama, pelo qual se tem tomado conta de novas previsões mais estritas enquanto ao controle e manejo da suposta ?ajuda e reconstrução? do Haiti.
Por outro lado, depois do último tremor sísmico, o porta voz do Departamento de Estado norte-americano para as Américas, Gregory Adams, tem manifestado que isto gerou ?a necessidade de estender as operações dos militares estadonidenses?.

Não se trata desta vez de uma invasão ao típico estilo do garrote yanque, se não uma invasão encoberta, a qual parece ser a característica do regime encabeçado por Obama. Honduras, Afeganistão, e agora Haiti assim o demonstram.

O que não muda, como em outras operações encobertas, é que novamente aqui intervêm com muito ênfase a imprensa internacional ao serviço do imperialismo, maquiando a ocupação militar sob a máscara de ?luta contra o terrorismo? ou ?ajuda humanitária?.
Como libertários não podemos ficar silenciosos ante este avanço do Imperialismo que pretende retornar aos piores tempos da colonização. Se as forças socialistas e revolucionárias a nível latino americano e mundial deixem passar esta nova agressão, seremos não só cúmplices dela, se não cometeremos um erro irreversível.

A solidariedade ativa deve fazer-se presente. Por isto chamamos a outras forças revolucionárias a formar um bloco de resistência solidaria contra esta nova invasão do Império.

Por isto devemos impulsionar a conformação de uma Coordenadoria Internacional de Solidariedade com o Haiti, que exija não só a expulsão da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH) se não de todo o exército yanqui de ocupação. Esta e outras propostas que possam surgir no calor do apoio aos ?hermanos? haitianos devem ser levadas em conta, discutidas e postas em prática de acordo com a realidade de cada país.

Hoje nós devemos convocar e colocar em marcha a Solidariedade como arma carregada de humanidade e esperança. Hoje não nos devem separar bandeiras, fronteiras, cores, distâncias nem diferenças de nenhum tipo que nos impeçam de unir forças por um povo esquecido que serve como terreno de prática para as ocupações armadas que pretende impor o Imperialismo.
Faz três anos foi o povo Ica no Perú, que sofreu com os estragos da natureza e a indolência de um sistema que se desnudava como impotente frente a dor humana e que só deixava notar mais ainda as enormes distâncias existentes entre ricos e pobres em nosso país. O governo peruano até agora não cumpriu as promessas de reconstrução da cidade devastada. Até hoje nossos irmãos seguem dormindo nas ruas.

Sabemos que quando se empreendem ditos ?chamados de ajuda para os mais pobres? por parte dos governos e setores empresariais que acabam em corrupção, apropriação dos recursos e malversação de fundos. Estes mesmos vêm ocorrendo com o Haiti, onde se pode observar que a população segue em caos e desespero ao não chegar a comida, medicinas, roupa ?enviadas solidariamente?. Ao menos em nosso país não se pode esquecer pontos de coleta para o envio de ajuda, já existem diversas contas bancárias prontas para a ?colaboração?. Chegará esse dinheiro e a suposta ajuda até o Haiti?

Agora, acreditamos que todos os setores com intenção revolucionária, de avanços, socialistas e libertários devem gerar mecanismos de denuncia da estratégia voraz do Imperialismo e seus aliados capitalistas e de apoio para a reconstrução do povo do Haiti.

Por ele, exortamos ao proletariado e ao povo haitiano, a brecar tenazmente esta conjuntura adversa, e construir por cima das ruínas que hoje os rodeiam, sua liberação, como trabalho heróico próprio, desde abaixo por sua emancipação social e resistir a invasão militar capitalista.

Contem com a solidariedade ativa de todos os que lutam a nível internacional pela construção e a instauração do Socialismo e da Liberdade dos povos.

¡Fora tropas de ocupação do Haiti!
¡Contra a farsa humanitária do Imperialismo!
¡Fora yanques de Haiti!
¡Solidariedade ativa e militante com o povo haitiano!
¡Contra o aproveitamento político e econômico da crise no Haiti!
¡Arriba los que luchan!

Livre tradução para a Rede Libertária/BR: Juvei


Nenhum comentário:

Postar um comentário